quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UFPA CASTANHAL: FACULDADE DE LETRAS


     O Curso de Licenciatura em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) do Campus de Castanhal (CUNCAST) da UFPA, sediado na Av. Universitária, s/n, Bairro do Jaderlândia, Castanhal/PA, foi criado pela Resolução do CONSEP n° 1.978, de 21 de janeiro de 1992. Com as recentes mudanças na estrutura interna da Universidade Federal do Pará, ocorridas no final de 2007, o Curso de Letras do Campus de      Castanhal passou a fazer parte da Faculdade de Letras – anteriormente, Colegiado de Letras –, que é uma sub-unidade do Campus Universitário de Castanhal, com autonomia acadêmica. O Curso de Licenciatura em Letras tem como objetivo formar profissionais habilitados para ministrar Língua Portuguesa e Literatura (Brasileira e Portuguesa), no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
      No ano de 1986 começou a funcionar a primeira turma de complementação em Língua Portuguesa, dirigida aos professores da rede pública de ensino, no sentido de proporcionar aos profissionais com Licenciatura Plena a conclusão da formação em nível superior. Em 1992, iniciou, na Escola Municipal São João Bosco, no bairro do Cariri, a primeira turma regular em Licenciatura em Letras, com habilitação plena em Língua Portuguesa. Somente em 1995, o Curso de Letras passou a funcionar na base física oficial do Campus de Castanhal, onde funciona até hoje. No ano de 1996, foi ofertada uma única turma de Letras com habilitação em Língua Inglesa. Esta funcionou apenas com cerca de 08 (oito) alunos, concluindo com 02 alunos habilitados em Líingua Estrangeira.
      O Curso de Letras do Campus de Castanhal tem funcionado, nos últimos anos, com 05 (cinco) turmas regulares simultaneamente, sendo ofertadas 40 (quarenta) vagas em cada turma. As turmas em funcionamento ainda seguem a versão curricular de Belém. Na turma 2004 (concluinte) adota-se a versão antiga e nas demais (2005-2008) a versão atual.   No entanto, está sendo construído pela Faculdade de Letras do Campus de Castanhal o Projeto Político Pedagógico do Curso que deverá ser adotado nas próximas turmas.
      Atualmente, a Faculdade de Letras do Campus de Castanhal dispõe de 15 (quinze) professores, sendo 12 (doze) efetivos – 05 (cinco) doutores, 03 (três) doutorandos, 03 (três) mestres e 01 (um) especialista – e 03 (três) substitutos – 02 (dois) mestres e um (um) especialista. O corpo docente da Faculdade atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão. A fim de se proporcionar a implementação e o fortalecimento da integração de atividades de ensino e pesquisa-extensão no Curso de Letras do Campus de Castanhal, encontra-se em processo de consolidação o Laboratório de Língua e de Literatura do Campus de Castanhal.

0 comentários:

Postar um comentário