terça-feira, 5 de março de 2013

SOBRE A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DO XVI EPEL

Gostaríamos de informar que, com apoio do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará, haverá PUBLICAÇÕES DE ARTIGOS referentes às comunicações orais, minicursos e oficinais apresentadas no XVI Encontro Paraense de Estudantes de Letras.

Segue abaixo o edital de publicação dos mesmos.

DIRETRIZES DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS DO XVI EPEL

Com a colaboração e apoio do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará, os artigos referentes aos trabalhos apresentados no XVI Encontro Paraense de Estudantes de Letras serão publicados em Anais.

1. Prazos para a Publicação:
1.1. Enviar artigo do trabalho apresentado (Comunicação, Oficina, Mini-curso) de 1º. de abril de 2013 até 31 de maio de 2013. Não haverá extensão deste prazo e exceções não serão abertas.
1.2. Haverão duas chamadas do envio de artigo referente ao trabalho apresentado.
1.2.1 A primeira chamada será de 11 de março de 2013 (i.e.: a segunda-feira seguinte ao último dia de envio de cartas-aceite [ver item 6.2 do Edital de Chamada de Apresentação de Trabalhos]) até 11 de abril de 2013 (i.e.: o primeiro dia do XVI EPEL).
1.2.2 A segunda chamada será de 15 de abril de 2013 até 31 de maio de 2013.
1.3. Os artigos dentro dos padrões especificados no itens a posteriori (ver item 2.3) serão enviados 03 de junho de 2013 para que sejam publicados ainda no ano corrente nos Anais do XVI EPEL.

2. Orientações gerais:
2.1. Todos os participantes inscritos, seja de comunicação oral, mini-curso ou oficina, poderão enviar artigo completo referente à sua apresentação para ser publicado nos já referidos Anais.
2.2. O artigo deverá ser enviado já totalmente revisado e em arquivo Word (doc.). Não serão aceitos arquivos em outro formato.
2.3. O texto do artigo é de total responsabilidade de seu(s) autor(es), todavia a comissão organizadora poderá editá-lo caso seja necessário atender as normas e ao formato da publicação. Caso o artigo ultrapasse o número de palavras (ver item 3.3), este será re-enviado ao(s) autor(es) para que seja editado e enfim adequado aos padrões de publicação do evento.
2.4 O arquivo contendo o texto completo deverá ser enviado por e-mail para epelcastanhalpublicaodeartigos@yahoo.com.br com assunto: artigo anais. Devem ser inseridos no corpo do e-mail o título do trabalho, o nome do(s) autor(es), a instituição de origem e o endereço de e-mail.

3. Normais editorais para publicação
3.1. Independentemente da habilitação do(s) encontrista(s), o texto deverá ser, inexoravelmente, escrito em língua portuguesa.
3.2. Utilizar margens de 3 cm à esquerda, 2 cm à direita, 3 cm na margem superior e 2 cm na margem inferior em formato de papel A4.
3.3. O artigo deve ter, no máximo, entre 10 mil e 15 mil caracteres – fora o resumo e as palavras-chave (entre três e cinco, como especificado no item 5.5 do Edital de Chamada de Apresentação de Trabalhos).
3.4. O texto do artigo deve ser digitado em Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5 e sem sinalização de início de parágrafo.
3.5. O artigo deve incluir:
3.5.a. Título do trabalho em fonte Times New Roman tamanho 14, em negrito, todo em maiúscula, margem centralizada;
3.5.b. nome(s) completo(s) do autor(es) uma linha abaixo do título, alinhamento margem direita.
2.5.b.1. Ao lado de cada nome deverá vir a instituição de origem a qual pertence, de forma abreviada, entre parênteses.
2.5.b.2. Abaixo do nome de cada autor, deve vir o endereço de seu e-mail. Isso deve ser feito caso haja mais de um autor do trabalho em questão.
2.5.c. O resumo deve conter o mínimo de 200 e o máximo de 500 caracteres (como especificado no item 5.4.1 do Edital de Chamada de Apresentação de Trabalhos), o qual deverá vir em espaço simples, Times New Roman 10, alinhamento justificado, contendo de três a cinco palavras-chave.
2.6. Citações textuais com mais de 3 linhas deverão ser destacadas com recuo de margem esquerda (4 cm), espaço simples e fonte Times New Roman tamanho 10. Se a citação tiver menos de três linhas deverá ser feita no interior do parágrafo, marcada apenas por aspas duplas no início e no final do trecho reproduzido.
2.7. A citação de fontes bibliográficas, entre parênteses, no próprio texto, deverá seguir o sistema “autor, ano e página”. Exemplo: (RAMOS, 2010:59).
2.8. Tabelas, quadros, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) e anexos devem vir prontos para ser impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinado pelo(s) autor(es) com a devida especificação abaixo da figura com as devidas referências bibliográficas.
2.9. As seções do texto devem ser numeradas, a começar de 1 (na introdução), devem ser escritas em caixa alta e baixa, letra Times New Roman 12 (negrito).
2.10. As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.
2.11. As referências bibliográficas, no final do texto, deverão obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como nos exemplos a seguir:

(a) citação de livro

Autoria individual
CUNHA, J. C. C. Pragmática linguística e didática das línguas. 1a. ed. Belém: EDUFPA, 1991. v. 1.

Por até três autores
WINNACKER K. ; WIRTZ K. . O milagre incompreendido – energia nuclear na Alemanha. Trad. Guenther Petersen. Revisão de Arno Blass. São Paulo: Edgard Blücher, 1978.

Mais de três autores
CELANI, M. A. A. et al.  ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection. Campinas: Mercado de Letras, 2005.


(b) capítulo de livro

MAGNO E SILVA, W. Motivação como força propulsora da aprendizagem de línguas estrangeiras. In: ROMERO, T. R. de S. (Org.).Autobiografias na (re)construção de identidades de professores de línguas:o olhar crítico reflexivo. Campinas, SP: Pontes, 2010. p. 283-299.


(c) artigo em periódico

SOARES, I. C. R.; CHAVES, L. A citação no mundo do ciberespaço. Revista de Cultura do Pará, Belém, v.17, p.19-35, 2006.


(d) Anais

TOSCANO, M. E. S. Depoimentos no Orkut: configuração interlocutiva e polidez. In:  CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 4, 2009, João Pessoa. Anais…. João Pessoa: Ideia, 2009. v. 2. p. 4052-4059.


(e) Monografias, dissertações e teses

NOGUEIRA SILVA, A. M.. Enseñanza de los marcadores del discurso para aprendices brasileños de ELE: análisis de manuales de ELE y de narrativas orales de aprendices brasileños. 2011. 565 f. Tese (Doutorado em Análisis del discurso y enseñanza de E/LE) – Universidad de Salamanca, USAL, Espanha, 2011.


(d) Documentos eletrônicos

MACEDO, T. S. de; PAGANO, A. S. Análise de citações em textos acadêmicos escritos. Revista DELTA, São Paulo, v. 27, n.2, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010244502011000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 15 de jun. de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário