OFICINAS
ÁREA: LINGUÍSTICA
- ·NOÇÕES BÁSICAS DA ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS) - Hildomar José de Lima / hildomarlima@hotmail.com
- ·REDAÇÕES ENEM: POSICIONAMENTO ÉTICO E EXPRESSIVIDADE - Emerson Delgado Sena; Patricia de Vasconcellos Silva; Rosa Brasil; Taynara Andreza da Silva Monteiro / rosabrasilb@gmail.com
- ·INTRODUÇÃO À SOCIOLINGUÍSTICA: PRINCIPAIS ASPECTOS TEÓRICO-METOLÓGICOS - Davi Pereira de Souza; Francisca Imaculada Santos Oliveira; Laís de Nazaré dos Santos Santos / reidavi3@gmail.com
- · O ESTUDO LÉXICO-TOPONÍMICO DE ORIGEM INDÍGENA - Érica Patrícia Barbosa Costa; Hariane Cristina de Souza Lemos; Tatiane Carmem Silva Rodrigues / erik_paty180@hotmail.com
- · COMUNICAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS E PORTUGUÊS L2 - Adriana Silva; Daiane Figueiredo; José Lima; Lucas Machado / bolffreitas@hotmail.com
ÁREA: LITERATURA
- · Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido - Greubia da Silva Sousa; Karina Paraense de Souza; Mêrivania Rocha Barreto / silvasousa1986@hotmail.com
- · ELEMENTOS PERTINENTES À NARRATIVA DE RESISTÊNCIA - Anna Mônica da Silva Aleixo / aleixo_monica@yahoo.com.br
ÁREA: ENSINO-APRENDIZAGEM
- FRANCÊS PRIMEIROS PASSOS - Ruan das Neves Soares / navegante_linear@yahoo.com.br
- · DO CONTO AO CURTA: APLICAÇÃO DIDÁTICA DOS GÉNEROS EM AULAS DE LE/E - Gleiciane Silva do Nascimento; João Pereira Loureiro Junior; Luciene de Andrade; Silvio Jorge / joao.loureiro.84@hotmail.com
- · O JOGO TEATRAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL - Antonio Martínez Nodal; Vera Lúcia de Castro Leal / antonio.nodal@gmail.com
- · PEDAGOGIA BRINCANTE: O LÚDICO E O ORAL NA SALA DE AULA - Alana Clemente Lima / lana_hits@hotmail.com
- · AS MÚSICAS DE CARIMBÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CENTRO EDUCACIONAL SESC CASTANHAL - Enildo Lima Monteiro / enildo76@hotmail.com
ÁREA: CULTURA
- · O TEATRO EM FAVOR DO POVO: EXERCÍCIO DE CENA E SENSIBILIDADE A PARTIR DA DRAMATURGIA DE PLÍNIO MARCOS - Arthur Ribeiro Costa e Silva / ar-thur@hotmail.com
MINI-CURSOS
ÁREA: LINGUÍSTICA
- CULTURA E MEMÓRIA NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS - Larissa Fontinele de Alencar / Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA); Sara Chena Concepcion Centurion / Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA)
- PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA FORMA LIMITADA DE VER A LÍNGUA. - Tatiara Rodrigues Ferranti (UFPA); Lucilleny Monteiro dos Santos (UFPA)
ÁREA: LITERATURA
- ALÉM DO TEMPO E ESPAÇO: UMA NOVA PROPOSTA DE ESTUDO E COMPREENSÃO DE OBRAS LITERÁRIAS - Alan Ferreira Da Costa (UFPa); Neuton Vieira Martins Filho (UFPa)
- INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE MAURICE BLANCHOT - Alberto Amaral / Mestre em Psicologia Social (UFPA).
- A NATUREZA ENCENADA: MURILO MENDES E OLGA SAVARY - Andréa Jamilly Rodrigues Leitão (UFPA); Maria Madalena Felinto Pinho (UFPA)
- CONVERGÊNCIAS E CONTRAPONTOS EM TORNO DE UMA VERTENTE “AFRODESCENDENTE” NA LITERATURA BRASILEIRA - Auliam da Silva (UFPA); Orientador: Dr. Sérgio Afonso Gonçalves Alves (UFPA)
- LITERATURA & FUTEBOL: AS COPAS, GARRINCHA & PELÉ NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E NELSON RODRIGUES - Breno Pauxis Muinhos (mestrando UFPA)
- NARRATIVAS ORAIS PARAENSES: QUEM SÃO ESSES NARRADORES E PERSONAGENS EM ESPÁCIO-TEMPORAL AMAZÔNICO DAS NARRATIVAS RECOLHIDAS EM BENEVIDES, CASTANHAL, CURUÇÁ, MAGALHÃES BARATA, MARAPANIM, MOJÚ, SANTA IZABEL, TERRA ALTA E VIGIA? - Cendy Castro (Ufpa- Bolsista Cnpq/Pibic); Maria do Perpétuo Socorro Simões (Orientadora)
- A HISTÓRIA DA RECEPÇÃO DA OBRA DE MAX MARTINS - José Francisco Da Silva Queiroz (Prof. M.)
- LITERATURA, MÚSICA, CINEMA E CONTRACULTURA: UM PANORAMA DOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS CULTURAIS PÓS DÉCADA DE 50 SOB A ÓTICA DA PALAVRA E DA IMAGEM - Luiz Guilherme dos Santos Júnior (UFPA); Danieli dos Santos Pimentel (UEPA)
- MOÇOS & POETAS (ANTÔNIO TAVERNARD, PAULO PLÍNIO ABREU, MÁRIO FAUSTINO E MAX MARTINS). - Prof. Dr. Benilton Cruz (Professor da UFPA -CUBT)
ÁREA: ENSINO-APRENDIZAGEM
- FILOSOFANDO POR MEIO DAS FÁBULAS E OUTRAS HISTÓRIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL - Alessandra Nogueira da Silva (UFPa); Núbia Silva Ferreira (UFPa)
- O USO DE LENDAS URBANAS NO ENSINO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - Ana Carolina da SilvaMaciel (UEPa); Bianca Freitas Farias (UEPa); Helen Vasconcelos Lima (UEPa); Yasmim Pereira Yonekura (UEPa)
- O INTERNETÊS E O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: CONFLITOS E ALTERNATIVAS - Ana Claudia Rabelo Barbosa / Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA); Keane Silva Costa / Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA).
- SAINDO DA CAIXA PARA ENTRAR NA SALA: O CORDEL GANHA ESPAÇO ENTRE AS CARTEIRAS DAS ESCOLAS - Cristiane Helena Silva de Oliveira (UFPA)
- LETRAMENTO EM FOCO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA - Edi Franco Pantoja Almeida (UEPA); Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA)
- TRADUZIR OU NÃO TRADUZIR? EIS A QUESTÃO - Francisco Ramos França- Prof. Esp. (FIBRA/PA); Adrielli Emilli de Sousa Maia (FIBRA/PA)
- OS DRAMAS E AS TRAMAS DA LEITURA: AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS PERANTE OS DESAFIOS DA LEITURA. - Marcos Gilberto Rodrigues Pereira (UFPA); Mayara Cristina de Moura Barreto (FCAT); Patrícia do Socorro Silva Araújo (UEPA)
- A PRODUÇÃO DE CONTOS MULTIMODAIS COMO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Robson Borges Rua (UFPA)
EIXO: ENSINO E
APRENDIZAGEM
|
|||
|
PROPONENTE (S)
|
TÍTULO DO RESUMO
|
|
1
|
Adriane Cristina Oliveira de Oliveira (UFPA); Samara
Cristina Ferreira Brito (UFPA)
|
A PRESERVAÇÃO DA
NATUREZA ATRAVÉS DO ESTUDO DOS MITOS AMAZÔNICOS
|
|
2
|
André Felipe Pereira de Souza (UEPA)
Viviane Sales Cristina
|
AS CONTRIBUIÇÕES DA
SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA
|
|
3
|
Andreia Luciana Knispel (UFPA/Altamira); Fernando Jorge
dos Santos Farias (UFPA/Altamira); Cássia Silva Araújo (UFPA/Altamira); Hugo Araújo
Sales (UFPA/Altamira)
|
CARACTERIZAÇÕES DE
UMA CIDADE PASSADA: A ALTAMIRA DE ONTEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO NAS
ESCOLAS PÚBLICAS
|
|
4
|
Andressa de Jesus Araújo Ramos (UFPA);
Márcia Cristina Greco Ohuschi (UFPA)
|
AS LACUNAS NAS
CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
(LP)
|
|
5
|
Arthur Helder Bandeira
Alves (UFPA);
Layse Suyane Silva Guimarães (UFPA)
|
MUDANDO PARADIGMAS
ATRAVÉS DA ARTE DE ENSINAR: A REDAÇÃO E A LITERATURA FORMANDO NOVOS SABERES
|
|
6
|
Denize Roberta Del-Teto Ramos (UFPA); Eldevan Cardoso
de Freitas (UFPA)
|
O ENSINO DA
LITERATURA NO PASSADO E NO PRESENTE
|
|
7
|
Dione Márcia Alves de Moraes (UFPA)
|
A PALAVRA E A
IMAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
|
|
8
|
Edi Franco Pantoja Almeida (UEPA)
|
A CONTRIBUIÇÃO DA
LITERATURA COMO FORMA EVOLUTIVA NA VIDA DE UM CIDADÃO: O USO DAS METÁFORAS
QUIXOTESCAS PARA EXEMPLIFICAR AS REALIDADES AO NOSSO REDOR
|
|
9
|
Humberto Pinha Ahuanari (UFAM); Juan Emílio Garcia Torres
(UFAM)
|
APRENDIZAJE
REFLEXIVO DEL ESPAÑOL
|
|
10
|
José Clebson de Carvalho Almeida (UFPA)
|
CULTURA E
LITERATURA: A ESSÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
|
|
11
|
José Luiz Viana Palheta (UEPA); Fabricio José Chaves da
Silva (UFPA)
|
AS DIFICULDADES
APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL
|
|
12
|
Joyciane Rosa Valadares dos santos (UFPA); Keila
Cecilia da Costa Ferreira (UFPA)
|
O ENSINO DOS
GÊNEROS ORAIS NAS ESCOLAS
|
|
13
|
Kamila Rodrigues Lima (UFPA/Abaetetuba); Ladyana dos
Santos Lobato (UFPA/ Abaetetuba)
|
A LINGUAGEM DA
INTERNET COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNERO NA SALA DE AULA: A
FUNCIONALIDADE DO TWEET
|
|
14
|
Mariane Portal da Costa (UEPA); Thays Espírito Santo
Brito (UEPA)
|
A PRODUÇÃO TEXTUAL
(ESCRITA) NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM UMA DISCIPLINA
MERCADOLÓGICA
|
|
15
|
Núbia Silva Ferreira (UFPA)
|
A PRÁTICA EDUCATIVA
NA LITERATURA, REFLEXÕES PARA O EDUCADOR
|
|
16
|
Pollyana Lopes e Silva (UFPA)
|
A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS
TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
|
EIXO:
LINGUÍSTICA/ANÁLISE DO DISCURSO
|
|||
|
PROPONENTE (S)
|
TÍTULO DO RESUMO
|
|
17
|
Adriele dos Santos Santana (UFPA); Bruna Rafaelle de
Oliveira Neves (UFPA)
|
O GÊNERO ARTIGO DE
OPINIÃO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
|
|
18
|
Alana Clemente Lima (UFPA)
|
“SISCREVE COMO
SIFALA”: MITO, PRECONCEITO E EVOLUÇÃO NA HISTÓRIA DA LÍNGUA
|
|
19
|
Alessandra Gonçalvez Pinheiro (UFPA);
Suellen Thayane Carvalho da Silva (UFPA)
|
O MUNDO DO BANDIDO:
COMPREENDENDO AS FORMAS DE SIGNIFICAÇÃO PARA ATUAR PEDAGOGICAMENTE
|
|
20
|
Alessandra Janaú de Brito (UFPA)
|
UMA ABORDAGEM
ACÚSTICA DA FONOLOGIA DA LÍNGUA ASURINÍ DO XINGU
|
|
21
|
Allan Pereira de Mesquita (UFPA); Luciane de Oliveira
da Silva (UFPA)
|
A ORALIDADE COMO
ENFOQUE COMUNICATIVO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
|
|
22
|
Amanda Duarte Assumpção (UFPA); Anyssa Yhentl Torres de Farias
Guerra (UFPA)
|
CARNAVALIZAÇÃO E
DIALOGISMO NO MOVIMENTO CULTURAL “ARRASTÃO DO CARMO”
|
|
23
|
Anna Mônica da Silva Aleixo (UFPA)
|
A LINGUAGEM EM O
LEITE EM PÓ DA BONDADE HUMANA: UM MATERIAL ARTÍSTICO (E O) ABJETO
|
|
24
|
Arthur Helder Bandeira Alves (UFPA); Layse Suyane Silva
Guimarães (UFPA)
|
O ETHOS ENQUANTO
ESTRATÉGIA DE MASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
|
|
25
|
Arthur Ribeiro (UEPA)
|
O VOTO NO BIG
BROTHER BRASIL: UM GÊNERO ENTRE O JOGO E A CASA
|
|
26
|
Breno Pauxis Muinhos (UFPA)
|
“ATÉ O PEÑAROL VEIO
AQUI PRA PADECER!”
|
|
27
|
Bruna da Costa Pontes (UFPA)
|
OS SUJEITOS NO/DO
ESPAÇO AMAZÔNICO: INSTÂNCIAS LEGITIMADORAS DA IDENTIDADE AMAZÔNIDA NOS
SUPORTES JORNALÍSTICOS NO ESPAÇO BELENENSE
|
|
28
|
Carla Daniele Favacho (UFPA)
Suellainy Vieira da Cruz (UFPA)
|
FIGURAS DE SINTAXE
EM TEXTOS DO GÊNERO ACADÊMICO
|
|
29
|
Carla Daniele Nascimento da Costa (UFPA); Diego
Mesquita de Souza (UEPA);
|
ANÁLISE DISCURSIVA
DAS PERSONAGENS ALFREDO E D. INÁCIA DA OBRA BELÉM DO GRÃO-PARÁ DE DALCÍDIO
JURANDIR
|
|
30
|
Carla Isabela Pampolha Marques (IFPA); Rosangela Maria
Costa Aves (IFPA)
|
A FUNÇÃO SOCIAL DA
POESIA NA MPB: UMA BREVE ANÁLISE DA MÚSICA ADMIRÁVEL GADO NOVO DE ZÉ RAMALHO
|
|
31
|
Cyntia Nataly Malcher Bezerra (UFPA); Valéria Mariana
da Silva (UFPA)
|
ESTRATÉGIAS
DISCURSIVAS UTILIZADAS PELA IGREJA
UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PARA LEGITIMAR A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
|
|
32
|
Danillo da Silva Mendes
(UFPA)
|
LEITURA DA IMAGEM
DE CRISTO: A DIVERSIDADE DISCURSIVA REFRATADA E REFLETIDA EM TEXTOS FÍLMICOS
DA MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
|
|
33
|
Elivelton Silva Reis (UFPA/BRAGANÇA)
|
A INFLUÊNCIA TUPI
NAS DENOMINAÇÕES POPULARES DA BOTÂNICA BRAGANTINA
|
|
34
|
Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA)
|
ASPECTOS
FONOLÓGICOS DA LÍNGUA WAYAMPI
|
|
35
|
Helena da Silva Borges (UFPA); Zilda Laura Ramalho
Paiva (UFPA)
|
CONSCIÊNCIA
MORFOLÓGICA: O DESEMPENHO EM SALA DE AULA DE ALUNOS DO 7º E 8º ANOS POR MEIO
DA ESCRITA
|
|
36
|
Jordane Falcão Pereira (UFPA)
|
O DISCUSO FICCIONAL
EM “QUARTO DE HORA”: TRAÇOS DE MEMÓRIA E INFÂNCIA.
|
|
37
|
Júlia Izabel Lopes Pereira (UFPA)
|
A PROSÓDIA EM
QUESTÃO
|
|
38
|
Marcelo Pires Dias (UFPA)
|
VARIAÇÃO DAS VOGAIS
MÉDIAS PRETÔNICAS NO PORTUGUÊS FALADO NO NORTE DO BRASIL: UMA ABORDAGEM
VARIACIONISTA
|
|
39
|
Paulo Rafael Bezerra Cardoso (UFPA)
|
ENUNCIADO E IDENTIDADE
EM REDES SOCIAIS: UMA RELEITURA CONJUNTA DE MICHEL FOUCAULT E ANTHONY GIDDENS
NO HORIZONTE DISCURSIVO DAS NOVAS MÍDIAS.
|
|
40
|
Regis José da Cunha
Guedes (UFPA)
|
ELABORAÇÃO DO ATLAS GEOSSOCIOLINGUÍSTICO DO TOCANTINS - ALITO
|
|
41
|
Roberta Correa Pantoja (UFPA)
|
A “NORMA CULTA” NA
LINGUÍSTICA: UM DEBATE POLÍTICO
|
|
42
|
Roberta Moema Sodré de Deus (UFPA)
|
TECNOBREGA: UMA DAS
PRINCIPAIS EXPRESSÕES DA MÚSICA PARAENSE
|
|
43
|
Tatiane Pontes Pereira (UFPA); Priscila Feitoza da
Silva (UFPA)
|
PROCESSOS DE
RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO NO GÊNERO LENDA: CONSTRUÇÃO DE
SENTIDOS COMO REFLEXO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
|
|
44
|
Wildson Clayton Ferreira Santos (UFPA)
|
GÊNEROS TEXTUAIS:
LETRA DE MÚSICA (DISCURSO LITERÁRIO)
|
|
45
|
William Sena Silva (UFPA)
|
CARÁTER E
CORPORALIDADE: O MUNDO ÉTICO DOS CORPOS SAUDÁVEIS REPRESENTADOS NA REVISTA
SAÚDE É VITAL
|
|
EIXO: LITERATURA
|
|||
|
PROPONENTE (S)
|
TÍTULO DO RESUMO
|
|
46
|
Adriana Nascimento de Souza (UFPA); Maria José de Souza
Lima (UFPA)
|
DE BORGES “AL
OUTRO”
|
|
47
|
Aiana Cristina Pantoja de Oliveira (UFPA)
|
ALEGORIA, LUTO E
IDENTIDADE NA PROSA DE HAROLDO MARANHÃO
|
|
48
|
Alan Ferreira COSTA (UFPA)
|
O REFLEXO PERDIDO E
A QUESTÃO DO INSÓLITO COMO QUESTIONAMENTO DO REAL
|
|
49
|
Alberto da Silva Amaral (UFPA)
|
O CORPO E O EU
FEMININO TRANSGRESSOR NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR.
|
|
50
|
Alberto da Silva Amaral (UFPA)
|
A EXPERIÊNCIA
RADICAL DO “OUTRO” NA ESCRITA FRAGMENTADA DE BERNARDO SOARES
|
|
51
|
Amanda Ariana Silva da
Silva
(UFPA)
|
O VER E PENSAR EM
“O GUARDADOR DE REBANHOS”,DE ALBERTO CAEIRO
|
|
52
|
Ana Letícia Maia (UFPA); Suene
Amorim Costa (UFPA)
|
LITERATURA DE
CORDEL: FOLHETOS COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL E EXPRESSÃO CULTURAL NO
ESTADO DO PARÁ
|
|
53
|
Andréa Jamilly Rodrigues Leitão (UFPA)
|
SOB O VIGOR DAS
ORIGENS, A EXPERIÊNCIA CORPORAL NA LINHA D’ÁGUA, DE OLGA SAVARY
|
|
54
|
Auliam da Silva (UFPA); Sérgio Afonso Gonçalves Alves
(UFPA)
|
A DESCOBERTA DO
FRIO E OS DISCURSOS CANÔNICOS SOBRE “DEMOCRACIA RACIAL”
|
|
55
|
Cássia Kelly da Silva Costa (UFPA)
|
A FIGURA DO
POETA-PENSADOR NO CANTO V DO GUARDADOR DE REBANHOS DE ALBERTO CAEIRO E O
POEMA TABACARIA DE ÁLVARO DE CAMPOS
|
|
56
|
Cristiane Helena Silva de Oliveira (UFPA)
|
CORDEL CAVALGANTE,
A LITERATURA A GALOPE NA CORDA E NO BARBANTE
|
|
57
|
Danieli dos Santos Pimentel (UEPA)
|
LITERATURA ORAL NA
AMAZÔNIA: DIÁLOGOS ENTRE MILTON HATOUM E BETTY MINDLIN
|
|
58
|
Daysi de Fátima do Carmo (UFPA)
|
O SILÊNCIO EM UMA
APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR
|
|
59
|
Dione Maria Lima Monteiro (UFPA)
|
GABRIEL GARCÍA
MÁRQUEZ E O PAPEL DA MEMÓRIA NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA
|
|
60
|
Ellen Joisse Maciel Ferreira (UFPA)
|
O CONVENTO E O
CÁRCERE: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO EM AMOR DE PERDIÇÃO
|
|
61
|
Érika Xavier Canavarro (UFPA)
|
OS ABRIGOS NA
AMAZÔNIA: OS DIVERSOS OLHARES SOBRE “A CASA VERDE” (1960) DE MARIO VARGAS
LLOSA E “TRÊS CASAS E UM RIO” (1958) DE DALCÍDIO JURANDIR
|
|
62
|
Fernanda Miranda Nonato (UFPA)
|
A INFIDELIDADE NO
CONTO MACHADIANO NOITE DE ALMIRANTE
|
|
63
|
Fernanda Pinheiro Arruda (UFPA)
|
POETA E. E.
CUMMINGS NA MÍDIA DIGITAL: UMA TRANSCRIAÇÃO
|
|
64
|
Flávia Roberta Menezes de Souza (UFPA)
|
A CRÍTICA LITERÁRIA
DE 1976 E SEUS REFLEXOS NA RECEPÇÃO ACADÊMICA DO ROMANCE OS HABITANTES DE
DALCÍDIO JURANDIR
|
|
65
|
Geraldo Brandão Neto
|
IDENTIDADE E
REPRESENTAÇÃO AMAZÔNICA NO CONTO VOLUNTÁRIO DE INGLÊS DE SOUSA
|
|
66
|
Giselle Farias Martins (UFPA); Marilda Paixão dos
Santos (UFPA)
|
ASPECTOS
SAUDOSISTAS NA OBRA DE FERANANDO PESSOA HORTÔNIMO
|
|
67
|
Graciane Moura Souza (UFPA); Gleice Moura Souza (UFPA)
|
O NIILISMO PRESENTE
EM FERNANDO PESSOA
|
|
68
|
Greubia da Silva Sousa (UFPA)
|
TRADUZINDO O
IMAGINÁRIO AMAZÔNICO: ENTRE BOTOS E BOIUNAS
|
|
69
|
Helenice Aparecida Carvalho Silva (UFPA)
|
“VER-O-PESO”: MARCAS DE RESISTÊNCIA NA POÉTICA DE MAX MARTINS
|
|
70
|
Igor Barbosa Marques; Renata de Paula Silva
|
ANÁLISE ROMÂNTICA
SOB A PERSPECTIVA ALENCARIANA E AS PERFORMACES TEMPORAIS NA NARRATIVA
|
|
71
|
Ildiane Silva Rodrigues (UFPA);
Caroline Paixão Costa (UFPA)
|
ASPECTOS AMAZÔNICOS
PRESENTES NA PRODUÇÃO LITERÁRIA NACIONAL
|
|
72
|
Izabelly Reis Loureiro (UFPA)
|
UM OLHAR SOBRE
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA, ÂNGELA E O BARROCO
|
|
73
|
Jessica Daniele de Lavor Vieira (UFPA)
|
UMA INTRODUÇÃO A
LEITURA DE AGE DE CARVALHO
|
|
74
|
João Pereira Loureiro Junior (UFPA)
|
MAPA DA UTOPIA:
LUGARES IMAGINÁRIOS DA LITERATURA LATINO-AMERICANA.
|
|
75
|
Juline Ribeiro Silva (UFPA)
|
SOB O FOCO DA
LENTE: UMA LEITURA “EM CÂMARA LENTA”
|
|
76
|
Karina Paraense de Souza (UFPA)
|
A MADRASTA: RASTROS
DA MEMÓRIA TRADUZIDA
|
|
77
|
Kezya
Thalita Cordovil Lima (UEPA)
|
O "ERA UMA
VEZ" NA POÉTICA DE TRADIÇÃO ORAL DE PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS
CAMETAENSES
|
|
78
|
Lenice da Silva Andrade (UFPA)
|
PROTAGONISMO
INFANTIL NO CONTO “QUIXOTE”
|
|
79
|
Leonardo Castro da Silva (UFPA)
|
O LITERÁRIO E O
FILOSÓFICO, ENTRE GUIMARÃES ROSA E MARTIN HEIDEGGER: DUAS VISÕES SOBRE O
NAZISMO
|
|
80
|
Lorena Mena Barreto Rodrigues (UFPA)
|
TEORIA DOS GÊNEROS
LITERÁRIOS EM PREFÁCIOS DO SÉCULO XIX
|
|
81
|
Luciana Moraes dos Santos (UFPA); Cyntia Nataly Malcher
Bezerra (UFPA)
|
A SAGA AMAZÔNICA DA
BORRACHA EM TRÊS CASAS E UM RIO, DE DALCÍDIO JURANDIR E EM A SELVA, DE
FERREIRA DE CASTRO
|
|
82
|
Luiz Guilherme dos Santos Júnior (UFPA)
|
O OLHAR
INTERSEMIÓTICO DE ARNALDO JABOR: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, CINEMA E
VANGUARDA NO FILME TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
|
|
83
|
Marcela Yara Maués da Costa (UFPA)
|
DIFERENTES
MOVIMENTOS DO REAL NOS FILMES “POSTALES DE LENINGRADO” E “O LABIRINTO DO
FAUNO”
|
|
84
|
Marco Felipe de Oliveira Peixoto (UFPA)
|
A RECEPÇÃO ESTÉTICA
DO CONTO ACAUÃ ENQUANTO TERROR
|
|
85
|
Marco Felipe de Oliveira Peixoto (UFPA)
|
OS CABANOS COMO
ZUMBIS SOCIAIS NO CONTO O REBELDE DE INGLÊS DE SOUZA
|
|
86
|
Maria Madalena Felinto Pinho (UFPA)
|
MURILO MENDES E A
SUMA DA POESIA: OS QUATRO ELEMENTOS
|
|
87
|
Mariane Portal da Costa (UEPA)
|
MESTRE CAEIRO: O HETERÔNIMO
PERFEITO EM FERNANDO PESSOA
|
|
88
|
Marivane Silva de Alcantara (UFPA)
|
LEITURAS DA CENA
TRAUMÁTICA EM ENSAIO GERAL DE ANTONIO MARCELLO
|
|
89
|
Murilo Alberto Martins Silva (UFPA)
|
O BEBÊ DE ROSEMARY:
LEITURA SÍGNICA DA METÁFORA CINEMATOGRÁFICA DE MARIA
|
|
90
|
Neuton Vieira Martins Filho (UFPA)
|
DOIS RETRATOS DA
AMÉRICA: UM ESTUDO SOBRE O HIBRIDISMO ENCONTRADO NAS OBRAS TRISTESSA E NOVE
NOITES
|
|
91
|
Paloma Silva da Costa - (UEPA)
|
FAUTINO, BARATA E
PLÍNIO: EDUCAÇÃO E RECEPÇÃO DA POESIA AMAZÔNICA
|
|
92
|
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
|
“LÁ DO ALTO DEVE
SER BONITO”: UMA VISÃO DA CHEGADA DO SER HUMANO AO ESPAÇO SIDERAL ATRAVÉS DA
HQ LE COMPLEXE DU CHIMPANZÉ
|
|
93
|
Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
|
A RECEPÇÃO DA
CORRIDA ARMAMENTISTA PELAS NARRATIVAS EM ARTE SEQUENCIAL ATRAVÉS DE METAL
GEAR SOLID
|
|
94
|
Rosilene Cristina Valente e Valente (UFPA)
|
O ESPAÇO E A RUÍNA
FAMILIAR EM DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM
|
|
95
|
Tailson Rodrigues de
Lima (UFPA)
|
A FICÇÃO CIENÍFICA CYBERPUNK E A CIÊNCIA DE HOJE PARA A
(POSSÍVEL) REALIDADE DE AMANHÃ – TRASHUMANISMO E BIOPUNK
|
|
96
|
Tailson Rodrigues de
Lima (UFPA)
|
FRANKENSTEIN, O PROMETEU MODERNO: O HORROR PRECURSOR DA
FICÇÃO CIENTÍFICA
|
|
97
|
Tayna Cristina Viégas Pinheiro (UFPA)
|
CENAS DA TORTURA:
CRUELDADE E SADISMO EM NÃO PASSARÁS O JORDÃO DE LUIZ FERNANDO EMEDIATO
|
|
98
|
Thays Espírito Santo Brito (UEPA)
|
FERNANDO PESSOAS:
ÁLVARO DE CAMPOS
|
|
SESSÃO TEMÁTICA
COORDENADA PELO PROF. DR. SÍLVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA HOLANDA
|
|||
|
PROPONENTE (S)
|
TÍTULO DO RESUMO
|
|
99
|
Alan Felipe Monteiro Angelim (UFPA)
|
A INOVAÇÃO DA
TEMÁTICA AMOROSA NEOPLATÔNICA NOS GERAIS DE “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”
|
|
100
|
Andréia Patrícia de Oliveira Barros (UFPA)
|
GUIMARÃES ROSA E A
EPISTOLOGRAFIA EM SAGARANA EMOTIVA
|
|
101
|
Brenno da Costa Carriço Oliveira (UFPA)
|
EROTISMO, CORPO E
LINGUAGEM: INTERSECÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA-LIMITE EM “BURITI”
|
|
102
|
Francisco das Chagas Ribeiro Júnior (UFPA)
|
IRREVERSOS GRANDES
FATOS: A POÉTICA DA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO EM “NENHUM NENHUMA”
|
|
103
|
Leonardo Castro da Silva (UFPA)
|
O LITERÁRIO E O
FILOSÓFICO, ENTRE GUIMARÃES ROSA E MARTIN HEIDEGGER: DUAS VISÕES SOBRE O
NAZISMO
|
|
104
|
Pablo Rossini Pinho Ramos (UFPA)
|
VELHICE E
MODERNIDADE EM “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”
|
|
105
|
Sílvio Augusto de Oliveira Holanda (UFPA)
|
GUIMARÃES ROSA E RUBEM BRAGA,
CRONISTAS DA GUERRA
|
|
106
|
Suellen Cordovil da Silva (UFPA)
|
DO SERTÃO A
BACKLANDS: DIÁLOGOS ENTRE A RECEPÇÃO CRÍTICA E A TRADUÇÃO DE GUIMARÃES ROSA
DE 1963
|
|
107
|
Wellington Diogo Leite Rocha (UFPA)
|
A CONSTRUÇÃO
DISCURSIVA DO PODER FEMININO EM “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”, DE GUIMARÃES
ROSA
|
|
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá temos previsão para os dias? Pois talvez eu não possa comparecer na Sexta-feira. Se fosse possível gostaria que meu trabalho: " DOIS RETRATOS DA AMÉRICA: UM ESTUDO SOBRE O HIBRIDISMO ENCONTRADO NAS OBRAS TRISTESSA E NOVE NOITES" ficasse para o domingo.
ResponderExcluirObrigado.